Por: Redação / atlanticanews
04/06/2020 - 00:16:06

Comprar pela internet já faz parte da rotina para muitas pessoas, e em virtude da pandemia mundial do coronavírus, a busca por produtos e serviços em sites de compra tem aumentando significativamente.

Mesmo com todas as vantagens do comércio eletrônico, existem sites na rede que só estão no ar para aplicar golpes em consumidores, especialmente nos que não tem muita experiência nesta modalidade de compras.

Por esse motivo, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) alerta e dá dicas aos consumidores que precisam fazer suas compras on-line para que não caiam em fraudes.

"Sempre prefira os sites oficias; pegue dicas com parentes e amigos que já tem costume de fazer compras on-line, mantenha atualizado o antivírus dos computadores e celulares, e principalmente, muito cuidado quando fornecer seus dados pessoais ou seus dados bancários. O cuidado deve ser redobrado com aquela venda que parece ser uma vantagem enorme, ou uma condição imperdível", explica Felipe Vieira, superintendente do Procon-BA.

Além disso, o órgão recomenda que o consumidor verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico e anote telefones. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Em caso de dúvida, o comprador pode acionar o Procon-BA por meio dos canais oficiais: www.consumidor.gov.br,  através do Aplicativo PROCON BA MOBILE, ou por E-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL