Por: Marcia Ribeiro
30/11/2018 - 22:02:04

Rede Biomar instiga a reflexão crítica para fortalecer o protagonismo juvenil em políticas públicas

Com o tema “Nosso Lixo, Nossos Mares”, está sendo realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro o II Encontro Jovem Mar, em Arraial d’Ajuda (BA). Ele reúne cinco grupos com dez jovens de comunidades litorâneas brasileiras, onde atuam os projetos parceiros da Rede Biomar, patrocinados pela Petrobras: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Com idades entre 12 e 29 anos, eles estão hospedados na mesma pousada, participando de programação diversificada, na qual a moderação busca instigar a reflexão crítica sobre conceitos e práticas de conservação e sustentabilidade socioambiental relacionadas a políticas públicas.

“Buscamos fortalecer o protagonismo juvenil por meio do intercâmbio de conhecimentos, especialmente sobre o lixo marinho que é uma questão global. Esperamos que essa formação cidadã continuada contribua para que eles consigam realizar as ações planejadas coletivamente, ultrapassando suas fronteiras locais”, explica a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, que é responsável pela organização desse encontro de âmbito nacional em Arraial d’Ajuda (BA).

A coordenadora de Educação e Políticas Públicas do Coral Vivo, Teresa Gouveia, destaca que o resultado final estará baseado no que o grupo priorizar: “Assim, estamos mantendo o propósito de propiciar o empoderamento e o exercício da cidadania participativa desses jovens”. Entre as sugestões da moderação estão, por exemplo, a redação de cartas e propostas, assim como o monitoramento do lixo marinho em cada comunidade e a criação de uma rede de informações.

Foi convidado para apresentar o tema “O Lixo Humano” o especialista Hildon Carrapito, junto com sua filha Stéphannie, de 7 anos, do Rio de Janeiro. Eles darão um depoimento sobre as diversas ações e eventos com foco na natureza que realizam desde 2003 pelo Brasil por meio da empresa Amigança Produções. Cabe destacar que eles acabam de ser convidados para participar do Prêmio Parceiros dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2018, que será realizado no início de dezembro no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro (RJ). Faz parte da programação também uma saída para a praia para que os jovens coletem lixo e construam esculturas de animais marinhos e ecossistemas estudados por seus respectivos projetos.

Cada grupo vem de realidades sociais, culturais, econômicas e ambientais distintas. Esses jovens foram eleitos nos encontros regionais, com o tema lixo marinho, e moram em áreas próximas a Fernando de Noronha (PE), Ponta dos Mangues (SE), Porto Seguro (BA), Caravelas (BA), Ubatuba (SP) e Santos (SP).

Sobre a Rede Biomar

A Rede Biomar é composta pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Eles desenvolvem ações integradas para a conservação da biodiversidade e da educação ambiental com jovens na costa brasileira, cada um atuando na proteção e pesquisa de espécies-chave e dos habitats relacionados. Conheça mais sobre cada projeto por meio dos sites: www.projetoalbatroz.org.br,www.baleiajubarte.org.brwww.coralvivo.org.brwww.golfinhorotador.org.br e www.projetotamar.org.br.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL