Por: ATLANTICA NEWS
09/08/2012 - 00:00:00

Neste 10 de agosto, data em que Jorge Amado completaria 100 anos, o Atlântica News traz uma raridade "amadiana": a carteirinha da inscrição do escritor na Associação Baiana de Imprensa, emitida no longuinquo ano de 1944.

O documento foi apresentado com exclusividade no Blog do Thame, de Itabuna.

Na carteira da ABI, além de colocar como local de trabalho o prosaico "em casa", Jorge Amado afirma ter nascido em Ilhéus e não em Itabuna, como consta em sua certidão de nascimento.

Jorge Amado, que sempre se esquivou do local de nascimento afirmando ser "um menino grapiuna da região do cacau"´, só afirmou categoricamente ser um itabunense no início dos anos 90, quando estava prestes a completar 80 anos.

Mas isso é apenas curiosidade histórica, que não muda o principal: Jorge Amado, menino grapiuna de Itabuna e Ilhéus, é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, merecedor de todas as homenagens na celebração do centenário de seu nascimento.

Transcrito do Blog do Thame

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/