Acontece neste sábado, 03 de set., em Eunápolis, 1º Encontro de Orquidófilos da Costa do Descobrimento com apresentação dos mais belos exemplares, vendas de orquídeas, palestras e aulas de cultivo. O evento será aberto às 14 horas no Orquidário Bioverde. O endereço é Estrada para o Rio Buranhém, a 500 metros da Estação de Tratamento da Embasa, no bairro Alto da Boa Vista, em Eunápolis. A entrada é gratuita.
O evento é organizado pelo Orquidário Bioverde com apoio da Associação dos Amigos de Orquídeas e Bromélias da Costa do Descobrimento (ORQUIDESC) e Associação Orquidófilos Conquistenses (ACOR) que são grupos de caráter cultural e âmbito regional, sem fins lucrativos e que reúne centenas de colecionadores. Para o encontro deste sábado já foram realizadas mais de 40 inscrições.
Segundo Reinaldo de Jesus, do Orquidário Bioverde, os organizadores têm como principais objetivos propor a realização da Primeira Mostra Nacional de Orquídeas do Território Baiano, realizar estudos e pesquisas sobre condições de vida, reprodução e preservação de Orquídeas em seus habitats, principalmente as da Bahia, como a Cattleya amethystoglossa, que é muito comum no estado, bem como lutar pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
A Orquídea é denominada a “Rainha das Flores” em razão de sua beleza, variedade de formas e cores e de sua grande dispersão pelo mundo, pois ocorre em quase todos os continentes, com predominância nos países tropicais como Brasil, Colômbia e Equador.
A Bahia, pelo seu clima, apresenta ótimas condições para sua vegetação, com destaque para a Cattleya warnerii, Cattleya amethystoglossa, Cattleya schofieldiana, Cattleya schilleriana, Cattleya Silvana, a Laelia alaori, Laelia grandis, etc.
Por Rose Marie - Imagem: Urbino Brito