Mesmo se você se apaixonar por alguma rede de fast-food, é necessário lembrar que a qualidade dos pratos e do serviço pode variar em diferentes pontos de venda, dependendo dos gestores e funcionários. Para ajudar nesta escolha, cozinheiros e outros funcionários de cafés e restaurantes compartilharam suas observações, que podem ajudar a prever o resultado da nossa refeição desde o início.
Selecionamos as dicas mais inesperadas e agora sabe a quais detalhes vale prestar mais atenção antes de sentar-se à mesa de qualquer estabelecimento.
- Se quiser usar uma máquina de refrigerante, passe um guardanapo na torneira de Sprite ou 7Up. Ele deve continuar limpo. Se ficar rosa, marrom ou laranja, significa que há mofo, e as condições de manutenção da máquina não estão sendo cumpridas. Também preste atenção à calha de gelo. Porém, isso pode estragar o seu apetite.
- Peça ao garçom para dar uma dica de prato. Se ele compartilhar suas opiniões e observações, significa que os funcionários podem comer nesse restaurante, ou seja, é um bom lugar. Mas se ele ficar enrolando, a política do lugar não é das melhores.
- Se você faz uma dieta, como a Halal, Kosher ou vegetariana, é melhor ir para um restaurante especializado. A questão é que na maioria dos casos, para fazer o seu pedido em um restaurante comum usa-se a mesma espátula ou frigideira que foi usada há 5 minutos para preparar algo que você não come.
- Se você entrar em um restaurante e descobrir que a maioria dos clientes está sem comida, é melhor sair. Você vai esperar muito tempo até receber o seu pedido.
- Funcionários exaustos. Como você imagina que é a situação sanitária em um restaurante onde os funcionários estão sobrecarregados e insatisfeitos?
- Um cardápio diversificado significa que algumas refeições ficam congeladas no armazenamento até serem servidas. Além disso, é provável que o modo de preparo seja inadequado. Se você já entrou no restaurante e não quer procurar outro, é melhor pedir o prato mais popular. Por outro lado, um cardápio mais especializado e menor pode significar que os cozinheiros dominam o preparo de cada opção.
- Preste atenção aos saleiros. Se a tampa estiver entupida de sal e o saleiro inteiro estiver sujo, saiba que ele reflete parcialmente a situação da cozinha.
- Quando você pedir frutos do mar, pergunte a origem deles. Se o garçom disser um local específico, pode pedir o prato sem pensar duas vezes. Senão, é melhor escolher outra refeição.
- As segundas e quintas-feiras são os dias de entrega e os produtos estão mais frescos.
- Nunca compre bebidas armazenadas em barris nas lanchonetes de boliches, bilhares e outros lugares de lazer parecidos. Diferentemente das lojas especializadas, esses estabelecimentos nunca limpam suas linhas de cerveja e deixam o mofo se espalhar.
- Se em um restaurante de comida étnica você encontrar muitas pessoas da mesma etnia, as refeições de lá são definitivamente deliciosas. Caso contrário, não é o melhor lugar para conhecer uma gastronomia nova.
- O salão de clientes sempre está duas vezes mais limpo que a cozinha. Por isso se o ambiente desse local não estiver bem conservado, podemos afirmar que a área da cozinha estará pior ainda.
- Quando usar uma máquina de café, preste atenção ao vaporizador. Se estiver com uma camada branca, significa que está sujo, e é um bom ambiente para o crescimento de bactérias. Se a máquina fosse devidamente limpa todos os dias, o estado dela seria diferente.
- Meu marido é chef de cozinha. Nós abandonamos qualquer restaurante onde os garçons não usam sapatos antiderrapantes. Ele diz que é muito importante, e não quer nem saber como está a cozinha se eles não se importam nem com esses detalhes.
- O estado do banheiro diz muito a respeito da cozinha. Se os funcionários não têm tempo para arrumar o banheiro, não têm tempo para a cozinha, também.
O que pode fazer você abandonar um restaurante ou, ao contrário, o faz pedir uma refeição sem pensar duas vezes?