Por: ASCOM Biofábrica da Bahia --
29/01/2021 - 20:32:32

A Biofábrica da Bahia antecipou o início da produção de mudas com entregas em 2021 e começou, nesta semana, a distribuir os primeiros lotes adquiridos pelo governo do estado para fomento à agricultura familiar baiana. Com o planejamento realizado no ano anterior, enquanto adaptava as atividades ao cenário de pandemia, o instituto se preparou para intensificar a produção neste ano, em conformidade com os protocolos de segurança sanitária

Nesta semana, as primeiras mudas adquiridas pelo governo do estado para o ano foram entregues aos municípios de Jaguaquara, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, e Itacaré, no Litoral Sul. Para Jaguaquara, foram distribuídas 20 mil mudas na quarta-feira (27), de palma forrageira, abacaxi, ipê amarelo, quaresmeira, urucum e pau d’arco. Já os agricultores familiares de Itacaré receberam 10 mil mudas de cacau estaqueado nesta sexta-feira (29).

“Nós nos preparamos para começar a produção mais cedo. Nos adaptamos às circunstâncias da pandemia, trabalhando dentro dos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, e vamos entregar mudas a vários municípios nessa parceria extraordinária com o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural [SDR]. Agradecemos o apoio sempre constante do governador Rui Costa, bem como do secretário Josias Gomes”, destacou o diretor-presidente da Biofábrica da Bahia, Jackson Moreira.

De acordo com o secretário de Agricultura de Jaguaquara, Eliomar Lima, o intuito é incentivar o reflorestamento no município. “Continuamos com o mesmo interesse de promover o reflorestamento de áreas em todo o território jaguaquarense, conscientizando a todos sobre a necessidade de preservação. Para isso, contamos mais uma vez com a parceria do governo do estado e da Biofábrica da Bahia”.

“Agradeço, em nome do município, essa parceria com a Biofábrica e a SDR. Estamos levando essas mudas para os agricultores de Taboquinhas e fortaleceremos a parceria para beneficiá-los”, disse o secretário de Agricultura de Itacaré, Luís Fabiano Santana.

Parceria

Para o ano de 2021, está prevista a entrega de dois milhões de mudas pela Biofábrica da Bahia à agricultura familiar baiana, entre fruteiras, essências florestais e mandioca. O instituto, que possui uma área de viveiros em campo aberto de 40 mil m², realiza o fomento à agricultura familiar em parceria com o governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL