Por: Assessoria de Comunicação
14/10/2019 - 13:09:57

Na tradicional festa realizada no dia 12 de outubro na Praça da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, o Projeto Coral Vivo levará uma série de jogos e brincadeiras para as crianças entre 2 e 12 anos. A partir das 14 horas, estarão distribuídas em duas barracas atividades gratuitas como pescaria de lixo, jogo de tabuleiro, jogo da memória, entre outras que buscam despertar a conscientização sobre os impactos das ações de cada pessoa no meio ambiente. Destaque para o vídeo gravado em 360º e projetado em óculos de realidade virtual, no qual os pequenos terão a sensação de estar mergulhando no Recife de Fora, unidade de conservação de Porto Seguro (BA).

 

Em totem com o desenho de mergulhadores, as famílias poderão se fotografar e guardar a recordação, marcando #SouCoralVivo nas redes sociais. Essas atividades lúdicas com temática ambiental do Coral Vivo estarão incluídas na programação organizada pelo Maroto com apoio dos comerciantes locais, disponibilizando pula-pula, banho de mangueira e outros atrativos entre 8h e 18h. Trata-se de festa realizada há 36 anos.

 

“Festejar nosso aniversário junto às crianças de Arraial d’Ajuda é uma oportunidade de compartilhar com elas a importância da conservação e da sustentabilidade socioambiental desse lugar especial e agradecer à comunidade pela parceria desde sempre”, conta a oceanógrafa Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. E completa: “É essencial que desde cedo a comunidade conheça a importância e a beleza desse ecossistema para que juntos a gente consiga mantê-lo conservado para as futuras gerações”.

 

O Projeto Coral Vivo foi criado em outubro de 2003 pelos professores do Museu Nacional/UFRJ, Clovis Castro e Débora Pires, e o local foi escolhido por ser uma das áreas de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. A Base de Pesquisas e Centro de Visitantes fica no Arraial d’Ajuda Eco Parque, oferecendo ao público o Aquário Recifal do Coral Vivo, com proposta educacional. Nele, são recebidos sem custo adicional os visitantes do parque aquático e gratuitamente os moradores e grupos escolares da Costa do Descobrimento. Os estudantes de escolas e universidades têm acesso também ao Espaço Educativo do Coral Vivo, onde são oferecidas palestras, os jogos que estarão disponibilizados na festa na Praça da Igreja, e é possível conhecer os organismos recifais pelo microscópio, além do acesso a uma Coleção Didática do Museu Nacional com esqueletos de corais. Esses agendamentos são feitos no horário comercial pelo telefone (73) 3575-2353.

 

A Igreja Nossa Senhora d'Ajuda é o primeiro santuário do Brasil e um dos pontos turísticos de quem visita a Costa do Descobrimento (BA). A imagem da santa chegou em 1549 pelos jesuítas portugueses. Eles chegaram em três naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que posteriormente se tornaram nomes das igrejas.

 

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos cinco projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Tamar.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL