Por: Redação Atlântica News
28/11/2018 - 10:43:33

Um encontro com representantes de uma rede de mais de 120 supermercados marcou o lançamento do Catálogo da Agricultura Familiar baiana, nesta terça-feira (27), durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece em paralelo à 31ª Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

No catálogo constam produtos e contatos de 70 cooperativas. A expectativa é que o número seja ampliado em novas edições, com cooperativas que possuam capacidade de produção e de realizar entregas de produtos qualificados.

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, observou que o catálogo integra a estratégia de comercialização dos produtos da agricultura familiar, para ajudar os empreendimentos a se solidificarem como bons propagadores de negócios: “Apesar de muitas cooperativas já possuírem seus materiais impressos de divulgação e outras formas de divulgação, como participação em programas de rádio e ações de degustação, entendemos que é fundamental que as cooperativas, ao buscarem novos negócios junto às redes de supermercados, hotéis, cheguem com material apresentável. Então esse catálogo é uma tentativa de fortalecer e incrementar o processo de apresentação dos produtos.

O representante da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê), Walter Ney Dourado, ressaltou que é importante estar participando da divulgação dos produtos por meio do catálogo: “Com os nossos produtos e de todas as outras cooperativas, e os nossos contatos, vamos, cada dia mais, melhorar a qualidade dos nossos produtos, que já estão com boa aceitação de mercado. Graças a Deus, com a entrada desses produtos neste catálogo, vamos ter a oportunidade de ampliar ainda mais a comercialização dos nossos produtos”.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o catálogo tem a pretensão de facilitar o processo de vendas dos produtos. De uma forma apresentável, os produtos das cooperativas, os endereços e seus contatos são disponibilizados para a rede de compradores, e, por isso o Estado lança essa publicação, para facilitar esse processo de vendas”. 

“O catálogo, apresenta os produtos da agricultura familiar, das cooperativas e associações baianas, o que para nós, é um grande ganho e vai, principalmente, dar visibilidade à diversidade desses produtos e a abertura de novos mercados, além de divulgar os produtos vindos dos diversos territórios do estado. Para nós é uma conquista”, salientou Iara Andrade, da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). 

Comercialização 

Joel Feldman, presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), afirmou que tudo que chega às mesas dos consumidores baianos passa pela mão dessa rede, com mais de 120 supermercados do estado da Bahia, inclusive as principais lojas, aquelas que mais vendem no estado, participam deste evento. Feldman observou que para concretizar essa relação entre cooperativas e redes de supermercados são necessários três pilares: “Para que essa relação possa dar certo, primeiro é preciso ter uma capacidade produtiva, o que para mim parece estar resolvido, por tudo que a gente já viu, pela qualidade do que é produzido e pelo alto nível que entrega em cada produto que fazem. O segundo pilar é o comercial. Não adianta produzir o melhor produto do mundo se não tiver uma capacidade comercial. O terceiro pilar é a logística, a capacidade de entregar o produto”.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL