Por: Redação Atlântica News
28/11/2018 - 10:38:36

A agricultura familiar vem inovando, surpreendendo e levando para o mercado produtos diferenciados. Nessa terça-feira (27), foram lançados novos produtos na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposições de Salvador. Cerveja de Licuri, Iogurte de Café, Banana da Terra Chips e o Mix Sertão são alguns produtos que já estão fazendo sucesso no maior evento da agricultura familiar do Brasil, que segue até o próximo domingo (02). 

O evento, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), está sendo realizado em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). 

O Iogurte de Café é produzido pela Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), do município de Várzea Nova, Território Piemonte da Diamantina. A cooperativa trabalha há mais de 20 anos com uma linha de laticínios de qualidade e sabor surpreendentes. Os produtos são elaborados com matérias-primas selecionadas e passam por um rigoroso controle de qualidade que proporciona mais sabor, nutrição e saúde para seus consumidores.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou que o estado tem promovido o acesso ao mercado dos produtos da agricultura familiar, por meio de ações de agroindustrialização, dos editais do projeto Bahia Produtiva, que traz assistência técnica, plano de negócios e marketing: “A gente se orgulha muito em encontrar produtos do interior da Bahia nas gôndolas do supermercado, em restaurantes. No iogurte da Coopag, os agricultores ousaram e fizeram um produto saudável e saboroso. As cervejas artesanais ainda são um nincho em crescimento, mas vêm com qualidade, o mix da Coopaita é um que tem capacidade para alavancar no mercado”. 

Produto natural, sem adição de açúcares, composto de frutas desidratadas (abacaxi, banana, mamão), licuri torrado, tapioca e castanha de caju assada a seco e sem sal. Esses são os ingredientes que compõem o Mix Sertão, novo produto da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita). Já a Cerveja de Licuri é da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), que traz o coquinho do sertão, o licuri, como principal diferencial.

Para o diretor-presidente da (CAR), Wilson Dias, o lançamento de novos produtos tem sido uma marca das nossas feiras: “As cooperativas se estimulam a desenvolver novos produtos para serem lançados e divulgados e o resultado tem sido bom, porque depois da feira há uma procura desses produtos. Nós acreditamos que os pedidos que passam a fazer parte da rede de atacadistas se intensifiquem a partir de lançamentos, por causa da visibilidade”. 

Cerveja de licuri

Para o agricultor familiar Farnésio Bráz, da Cooperativa Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda de Monte Santo (CooperSabor), a Feira representa novas relações de comércio e de produção: “Este ano ela tem um significado muito importante para nós, pois lançamos a primeira cerveja de licuri, uma grande aposta para o mercado. Produto vindo de uma palmeira que antigamente era tida como não aproveitável, mas que hoje está provado que é economicamente aproveitável e rentável”. 

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne mais de 270 empreendimentos e mais de dois mil produtos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

   

Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL