Por: Redação Atlântica News
28/11/2018 - 10:15:32


Membros da Câmara Setorial de Citricultura se reuniram, no domingo (25), na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Eles vieram de diferentes cidades do interior do estado para fazer um balanço das ações realizadas em 2018 e traçar um planejamento de ações para a citricultura no ano de 2019.

Criada em 2010, a Câmara promove cursos de capacitação, gestão, comercialização e padronização dos produtos da citricultura, buscando estabelecer uma legislação adequada para a agroindústria familiar e uma rede de proteção fitossanitária e de assistência técnica no estado da Bahia.

O evento conta com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio das superintendências Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), e da Agricultura Familiar (Suaf), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Bahia Citrus, Central de Associações de Produtores do Litoral Norte da Bahia (Cealnor), Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do Colegiado do Território Litoral Norte.

“A Câmara tem como objetivo aproveitar os potenciais do estado para transformar a Bahia em um grande produtor de citros”, disse Nilton Caldas, representante da Bahiater e do executivo da Câmara Setorial. “Hoje fazemos um balanço das ações junto à Seagri, Adab, Embrapa, Bahiater, CAR, Coopealnor e Cealnor”. Uma dessas ações é o Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), que aprovou sete projetos da agricultura familiar para a citricultura no Litoral Norte e no Recôncavo baiano. No total, serão investidos R$ 5 milhões, para aquisição de máquinas e construção de estruturas físicas.

Para o próximo ano, a Câmara Setorial debate o estabelecimento de biofábricas para proteção contra a incidência da mosca negra (Aleurocanthus woglum) no Litoral Norte, Agreste Baiano e Recôncavo – a Bahia, atualmente, é livre da praga –, além da produção de mudas cítricas, pela agricultura familiar, em ambiente protegido nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Rio Real – maior produtor de citros do estado.

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária começou no sábado (24) e segue até o dia 2 de dezembro, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL