Por: Assessoria de Comunicação
28/10/2010 - 00:00:00
Para alguns, o dia 31 de outubro significa "o Dia das Bruxas". Para outros, é somente a véspera do dia de Todos os Santos. Para os cristãos luteranos é dia de celebrar a Reforma Protestante, iniciada no século XVI, na Europa. O movimento contestava algumas práticas e dogmas da igreja medieval, principalmente a venda de indulgências (cartas vendidas aos fiéis que diziam garantir o céu). Martinho Lutero liderou o movimento que desencadeou a origem de várias denominações evangélicas.

Alemão e filho de camponeses, Lutero era formado em Filosofia, Artes e Teologia. Por ser teólogo, tinha acesso à Bíblia, que, na Idade Média, era lida apenas por estudiosos. Com base nas Escrituras Sagradas, Lutero redigiu "95 teses", cujo conteúdo condenava o comportamento de sua igreja e resgatava a verdadeira mensagem cristã, que se baseia unicamente na Palavra Deus. As pessoas apenas são salvas pela graça e misericórdia de Deus através da fé em Cristo Jesus, pois "o justo viverá por fé" (Romanos 1.17). Lutero quis chamar a atenção dos teólogos e estudantes de Teologia para os abusos cometidos em nome da fé cristã, voltando à verdade que liberta. Por criticar a autoridade do papa, o padre da ordem dos agostinianos foi excomungado. Surgia, então, uma divisão importante no cristianismo do século XVI.

O acesso fácil que temos hoje à Bíblia em muito se deve a Lutero. Ele foi o primeiro a traduzir o texto considerado sagrado pelos cristãos para uma linguagem popular. No final do século XX, a revista americana Life, após pesquisa, elegeu Martinho Lutero como o terceiro personagem que mais marcou o milênio, devido à sua contribuição religiosa, política, econômica e social. Ficou atrás apenas de Gutenberg, que se destacou pela invenção da tipografia (tornando fácil o acesso, inclusive, à Bíblia); e Cristóvão Colombo, que abriu as portas para que o mundo se transformasse numa aldeia global.

A Igreja Luterana é resultado da Reforma Protestante. No Brasil, são cerca de 1 milhão de luteranos pertencentes às duas maiores denominações do seguimento: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). As duas têm origem na mesma reforma feita por Martinho Lutero. Enquanto a IELB tem seus vínculos originais com o Sínodo de Missouri, dos Estados Unidos, a IECLB tem uma relação histórica mais próxima com a Europa. Esta vinculação histórica diversa trouxe algumas ênfases doutrinárias diferentes. Nos últimos anos, contudo, as duas Igrejas Luteranas mantêm um diálogo mais próximo.

Em nossa região, no dia 31 de outubro, haverá um culto de gratidão pelos 493 anos da Reforma Luterana, na Igreja Evangélica Luterana "Da Esperança", em Eunápolis (Rua 25, s/ número, Sta. Izabel, próximo à Rodoviária). A celebração iniciará às 9:30h, e contará com a presença de irmãos de Porto Seguro, Cabrália, Rio do Sul e Itabela. Mais informações pelos telefones (73) 3261-7277; (73) 91532265 ou pelo e-mail otavioschlender@yahoo.com.br.

Texto original do Pr. Marcos Weide adaptado pelo Pr. Otávio Augusto Schlender.

Enquete

Você gostou do resultado da eleição 2024, em Eunápolis




VOTAR PARCIAL