Já virou uma tradição e também já faz parte da agenda anual gastronômica e cultural de Arraial d’Ajuda em Porto Seguro na Bahia: O Festival Esquina do Mundo. O tema escolhido para esse ano foi “Gastronomia que Acolhe” e de fato faz jus a Arraial d’Ajuda, pois o distrito foi eleito através do site especializado Booking.com como o destino mais acolhedor do mundo, e isso é uma realidade tão palpável que vários chefs renomados do mundo escolheram a cidade como lar e o lugar para seus trabalhos e abertura de seus negócios.
O festival que chega na sua 6ª edição e acontece dos dias 01 a 16 de novembro de 2024, teve na sua edição anterior, a de 2023, um grande êxito e excelentes resultados. Foram 50 estabelecimentos participantes, 73 pratos e drinks e R$3.282.642,00 injetados na economia local durante o período de festival, confirmando toda a força e representatividade que Arraial d’Ajuda tem no segmento, tanto a nível estadual como nacional.
A edição deste ano promete repetir o sucesso da anterior com resultados ainda maiores, pois já se tem um recorde de estabelecimentos inscritos participantes. O Festival Esquina do Mundo é uma realização da Abrasel Costa do Descobrimento com correalização da Prefeitura de Porto Seguro juntamente com o Senac e o Sebrae e conta com patrocínio da Veracel Celulose e Cerveja Estrella Galícia.
A proposta do festival é de que os estabelecimentos elaborem pratos que vão além dos sabores e despertam memórias únicas numa atmosfera onde todos se sentem bem-vindos e representados, é o acolhimento e afeto em forma de comida. Serão 6 categorias, divididas em: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes, Drinks e uma nova categoria Café da Manhã (para que se possa abranger a reconhecida e premiada hospitalidade dos hotéis locais).
Dentro da agenda de preparação para o evento além de diversas capacitações promovida pelos realizadores, acontecerá no dia 08 de outubro no Restaurante Relicário, o 1º Encontro de Negócios da Cadeia Agroalimentar, que será um café da manhã realizado com o propósito de promover a valorização da produção agroalimentar da região. O evento é destinado para Restaurantes; Cabanas de Praia; Hotéis e Pousadas; Mercados e Panificadoras; e outros empreendimentos do setor alimentício e promoverá oportunidades de relacionamentos e novos negócios.
Mais informações e a programação do evento estão nas redes sociais do festival @ festivalesquinadomundo.
Ivete Sangalo se derreteu pelo filho, Marcelo Sangalo Cady, que completa 15 anos nesta quarta-feira (2). A cantora publicou um vídeo raro do primogênito pequeno, nas primeiras horas do dia, e um texto emocionante em homenagem a ele.
Ivete Sangalo celebra aniversário do filho, Marcelo, com vídeo raro. Fotos: Reprodução / Redes sociais
"E então no dia 2 de outubro chegava a luz da minha vida! Vc Marcelo, meu filho, meu amor maior, meu presente incrivelmente especial. Ser sua mãe realmente me elevou e me jogou num lugar onde nunca havia estado. Me trouxe com todo seu amor a certeza de que a felicidade havia me escolhido", iniciou a artista de 52 anos.
A baiana seguiu falando sobre o processo de amadurecimento do filho mais velho. "Que coisa deliciosa é ver vc crescer, mantendo sua gigante habilidade de amar, adquirindo a cada segundo novas experiências e habilidades que me deixam realmente impressionada e orgulhosa", continuou a mãe coruja sobre Marcelo, que é fruto do casamento da artista Daniel Cady.
"Grande cara vc meu filho! Que pessoa especial vc é. A mamãe te ama além e infinito. Nem contando todas as estrelas das milhares de galáxias daria o tanto que lhe amo. Seja feliz meu amor. Deus está contigo te trazendo saúde amor, realizações, prosperidade e muitas histórias pra contar. Vc merece ser feliz e eu estarei ao seu lado sempre pro que der e vier. Te amo@meu vidão", finalizou Ivete.
Nas imagens, Marcelo aparece mais novo em uma espécie de celeiro, e o marido de Ivete, o nutricionista Daniel Cady, está montado em um cavalo branco. A mamãe chega a brincar que Marcelo é o "vaqueiro da fazenda".
|
O Carnaporto 2025 está a todo vapor! No dia 04.10, ocorrerá a Virada de Lote, não perca a chance de garantir sua presença e aproveitar as condições especiais do Primeiro Lote. Aproveite, o último dia de compra nesse lote é só até dia 03.10. Aqui você vai encontrar shows eletrizantes com Ivete Sangalo, Léo Santana, Tomate, Xanddy Harmonia, Eva, Dennis e mais 3 atrações a definir! Atrações de tirar o fôlego, estrutura impecável, gente alegre e bonita, conforto e segurança. E aí, você ainda não garantiu o seu passaporte para essa experiência única? Clique aqui, garanta já o seu passaporte e viva uma experiência única no Carnaporto 2025! |
Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, no litoral da Bahia, é conhecido pela exuberância da natureza e por suas hospedagens charmosas e gastronomia que unem simplicidade e sofisticação. Nos últimos anos, a região ganhou notoriedade também como referência artística e cultural, título impulsionado pelo Festival Música em Trancoso, que há 12 anos promove música erudita e popular brasileira nos palcos do Teatro L’Occitane. Essa iniciativa foi criada para ser um instrumento de transformação da cultural local e tem contribuído nos últimos anos com o impulsionamento da economia e do turismo na região no período de baixa temporada.
Ainda com o desejo de expandir o apoio à cultura e considerando o sucesso do Festival Música em Trancoso, o Instituto Terravista, responsável pela organização e pela realização do evento, promoverá a primeira edição do Festival Dança em Trancoso.
O evento terá a presença da companhia de balé suíça Béjart Ballet Lausanne: "estamos ansiosos para reencontrar o caloroso público brasileiro e compartilhar noites inesquecíveis através do diversificado repertório de Maurice Béjart. Será uma celebração da dança como linguagem universal, unindo culturas em torno da arte", comenta Julien Favreau, Diretor Artístico do Béjart Ballet Lausanne.
O Balé Teatro Castro Alves de Salvador também marcará presença no festival com duas apresentações. Ambas as companhias de dança proporcionarão experiência cultural única em cenários paradisíacos, como o Quadrado de Trancoso e os palcos imponentes do Teatro L'Occitane, que são um capítulo à parte. A obra assinada pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny e idealizada pelo austríaco Reinold Geiger está incrustada em meio à mata atlântica e nas falésias. A ambientação acolhe os amantes da dança e artes.
A pluralidade da arte pela dança
Diretamente da Suíça, com agenda exclusiva para o Festival Dança em Trancoso, o Béjart Ballet Lausanne é um ponto de referência no mundo da dança e reconhecido pelas performances que misturam traços contemporâneos com toques clássicos. Fundado por Maurice Béjart, um dos coreógrafos mais influentes do século XX, seu repertório é bastante diversificado e contempla desde as obras-primas de seu fundador até novas criações de Gil Roman e outros coreógrafos convidados.
Além das apresentações, o Instituto Terravista, com seu foco na inclusão social e estímulo à arte e à cultura, oferecerá durante o festival masterclasses para artistas brasileiros com os renomados bailarinos que compõem o corpo artístico do Béjart e um espetáculo infanto-juvenil gratuito do Balé Teatro Castro Alves no Quadrado de Trancoso no dia 16 de novembro. Este evento demonstra a dança como uma linguagem artística universal e intercultural, com o objetivo de promover o acesso à arte e cultura.
De acordo com o Instituto Terravista, o propósito do evento vai além de promover a arte como expressão cultural, pois tem como prioridade gerar benefícios sociais substanciais. “Vamos criar um ecossistema que incentivará a economia local, gerando empregos e movimentando o comércio, a hotelaria, a gastronomia e os serviços ligados ao turismo na região de Trancoso”, explica.
A participação do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) será um complemento essencial ao festival, trazendo a rica tradição da dança brasileira para o evento. Com uma trajetória de mais de 40 anos, o BTCA é a companhia oficial de dança da Bahia, reconhecida por sua qualidade técnica e por integrar elementos da cultura brasileira em suas coreografias contemporâneas. Durante o festival, o BTCA apresentará espetáculos que refletem a diversidade cultural do Brasil e oferecerá workshops que visam compartilhar suas técnicas e experiências com os participantes. Essa colaboração entre o Béjart Ballet Lausanne e o BTCA promete enriquecer ainda mais a programação do Festival Dança em Trancoso, celebrando a dança como uma forma de expressão artística que transcende fronteiras.
SERVIÇO
Para os interessados, a venda de ingressos já começou e são feitas através deste link.
Informações adicionais pelo e-mail: contato@festivaldancaemtrancoso.com.br
Programação
14 de novembro (quinta-feira)
Local: Teatro L’Occitane
14h00 - Masterclasses com Béjart Ballet Lausanne
15 de novembro (sexta-feira)
Local: Teatro L’Occitane
18h30 – Apresentações Artísticas grupos locais de Balé
19h30 – Apresentação Béjart Ballet Lausanne
Béjart et Nous – 50 minutos
Intervalo – 20 minutos
Boléro – 20 minutos
Coreografia por Maurice Béjart
16 de novembro (sábado)
Local: Quadrado - Trancoso
16h00 - Apresentação Balé Teatro Castro Alves
Você Sabia? (espetáculo gratuito Infanto-Juvenil) – 50 minutos
Local: Teatro L’Occitane
18h30 – Apresentações Artísticas grupos locais de Balé
19h30 – Apresentação Béjart Ballet Lausanne
Bhakti III – 12 minutos
Duo – 9 minutos
Dibouk – 7 minutos
7 Greek Dances – 38 minutos
Intervalo – 20 minutos
Boléro – 20 minutos
Coreografia por Maurice Béjart
17 de novembro (domingo)
Local: Teatro L’Occitane
18h30 – Apresentações Artísticas grupos locais de Balé
19h00 – Apresentação Balé Teatro Castro Alves
ERÓ – 50 minutos
Coreografia por Henrique Rodovalho
Sobre o Instituto Terravista
O Instituto Terraviva é uma organização dedicada à promoção da cultura, arte e educação no Brasil. Com uma trajetória marcada por iniciativas de impacto social e cultural, o Instituto tem como missão fomentar o desenvolvimento humano e comunitário através de projetos inovadores e inclusivos. Entre suas realizações destacam-se o renomado Festival de Música em Trancoso, que ao longo de uma década celebrou a música erudita e popular brasileira, e agora, a primeira edição do Festival de Dança em Trancoso, que promete trazer a magia da dança para um cenário paradisíaco na Bahia. Para este evento, o ClubMed é o parceiro oficial, oferecendo hospedagem e suporte logístico. O Instituto Terraviva acredita no poder transformador da arte e da cultura, e trabalha para criar oportunidades que beneficiem tanto artistas quanto a comunidade local, promovendo um ecossistema sustentável e vibrante.
Foi ao ritmo do cantor Alexandre Leão que teve início, nesta quinta-feira (19), a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento acontece até sábado (21), no Mercado do Rio Vermelho, a Ceasinha, em Salvador. Durante este período, mais de 60 produtores apresentam uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos.
“A turma da queijaria da Bahia há muito tempo está lá produzindo e vendendo no mercado local. E eles precisavam se organizar, enquanto categoria que produz um bom queijo, seja o tradicional ou da sua própria autoria. Então, vir para cá, é fazer com que o povo da Bahia conheça o que a gente tem”, explicou o secretário de desenvolvimento rural, Osni Cardoso, lembrando que as agroindústrias são responsáveis pela geração de emprego e renda no interior baiano.
“A gente, quando traz essa turma para cá, fruto de uma política pública, com o serviço de inspeção municipal, com a doação de equipamentos, oportunizando eles a estarem em espaços como esse, a gente percebe que é decisão acertada colocar prioridade nas políticas públicas para a agricultura familiar”, completou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro.
A abertura do evento contou com a vista da primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da CAR, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Turismo (Setur-BA), e a Agência de Defesa Agropecuária (Adab). Na sexta-feira, o festival acontece das 10h às 21h. No sábado, das 10h às 19h, no Mercado do Rio Vermelho. A entrada é gratuita. “Eu achei super legal porque é um incentivo para o pessoal que produz para vender. É um espaço que é dado a eles, muito legal”, aprovou a turista de Sergipe, Rita de Cássia Barros.
Quem também gostou foi a secretária do Consórcio Público do Velho Chico, Cristina Castro. “Quem quiser conhecer a Bahia, a agricultura familiar, o sabor da agricultura familiar, tem que vir aqui. Estou maravilhada com a quantidade de produtos de qualidade premiados, inclusive internacionalmente. É uma oportunidade única de conhecer e valorizar o queijo da Bahia”, disse Cristina.
A programação diversificada inclui palestras, oficinas, harmonizações e um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas. Além de Alexandre Leão, também vão se apresentar Márcia Short e Fragmentos do Samba. O festival promete unir tradição, inovação e gastronomia em uma celebração que valoriza a qualidade e autenticidade do queijo. Um dos destaques é o Coração de Massapê, produzido por João Campos, da Fazenda Licurizal, em Santanópolis. Este queijo trouxe para a Bahia a primeira medalha no Mundial do Queijo de Tours, na França, de 2023.
“A medalha facilita a comunicação com o consumidor. É um selo de qualidade. Ele sabe que se a gente ganhar uma medalha na França, é porque o produto é bom. Ele deixa de comprar um produto de fora para comprar o produto da Bahia”, considerou João Campos. De acordo com ele, o festival é uma grande oportunidade de dar visibilidade ao micro, ao pequeno e à agricultura familiar, e mostrar para o consumidor que o queijo baiano deve e merece ser consumido.
Produção de queijos
A Bahia tem uma tradição de quase 500 anos na produção de queijo. O início da produção ocorreu no século XVI pelos colonizadores, que trouxeram para a capital baiana a tradição europeia de fabricar este alimento derivado do leite.
Durante o festival, quem visitar o Mercado do Rio Vermelho, pode se reconectar com essa rica história, além de aproveitar tudo o que o queijo baiano tem a oferecer. Além de queijos tradicionais como coalho, requeijão e queijo de cabra, o estado se destaca pela inovação em queijos autorais, pois muitos produtores criaram receitas próprias, que refletem a diversidade e a riqueza dos nossos biomas, como a Mata Atlântica, o Agreste, a Caatinga e o Cerrado.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Fotos: André Frutuôso
Durante sessão ordinária desta quinta-feira (12 set. 2024) a autora do livro “Cova da Moça, história do crime que virou lenda”, recebeu homenagem pela contribuição social e incentivo à leitura em Eunápolis. A historiadora e jornalista agradeceu aos vereadores pela homenagem e destacou a importância de pesquisas voltadas à discussão de violência de gênero e violência doméstica.
A iniciativa da homenagem foi do vereador Joroge Maécio (Avante), presidente da Mesa Diretora da Casa. O vereador leu a biografia da autora e enfatizou a importância de o vereador participar da sociedade em todos os níveis, principalmente apoiando as ações na educação e na cultura.
"Hoje é um dia especial na vida de Rose Marie, publicando seu primeiro livro de pesquisa em História Regional e nada mais justo que cumprirmos com a nossa obrigação de reconhecimento e valorização da nossa cultura, da nossa arte, dos nossos talentos afim de que também possa motivá-la a escrever mais livros", disse o vereador Maécio.
Os demais vereadores se colocaram de pé para homenagear a autora. “Meu coração é só gratidão, a minha alegria é dupla por ser mulher e pesquisadora de histórias das mulheres. Agradeço ao vereador por esta homenagem a gente se sente lisonjeada por ser valorizada, por ser incentivada", acrescentou.