Por: Redação / atlanticanews
07/12/2020 - 06:55:21

Neste domingo (6), a Cozinha Show - Sabores e Saberes da Agricultura Familiar foi comandada pelo chef espanhol José Morchon, que apresentou ao público virtual a criação “Paella Baía de Todos-os-Santos”. O prato foi enriquecido com frutos do mar e do mangue, da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar) e da Associação dos Produtores de Fumeiro de Maragojipe (Chouriça de Maragogipe).

Morchon destacou a importância de fomentar a agricultura familiar na Bahia: “Acho muito importante fomentar porque é melhor, tem menos agrotóxicos, ajuda diretamente as pessoas e, se for feito do jeito que deveria ser, todo mundo ganharia: o agricultor venderia em primeira mão, sem atravessadores, os restaurantes receberiam um produto de primeira qualidade, sabendo exatamente a procedência, e os clientes teriam confiança. Como eu disse no debate, a burocracia encarece, mas nunca vai ser mais caro do que se comprarmos lá fora. Isso ainda valoriza o produto baiano”.

O chef acredita que a Bahia tem feito seu papel nessa valorização: “Acredito que estamos no caminho certo, temos pessoas muito interessadas, temos chefs e empresários dispostos a ajudar e a colaborar. Eu participo há cinco anos da Cozinha Show e a experiência é sempre boa, para mim é uma honra ser convidado a colaborar, sendo que estou fora do meu país, e saber que consigo ajudar é uma honra”.

Iraildes Santana, presidente da Repescar, destacou o desenvolvimento das atividades da cooperativa por meio dos projetos do Governo do Estado. “É uma honra estar participando da Feira da Agricultura Familiar, tanto para mim, quanto para a cooperativa Repescar, que está sendo bem reconhecida. Nossa cooperativa é formada por 90% de mulheres, que fazem tudo. Quem vive é quem sente na pele o desgaste físico, mas é um trabalho que eu gosto. Eu sou de uma geração de pescadores e marisqueiras e meu patrão hoje é o mangue, porque eu vivo do que eu pesco. E hoje já não temos tanto desgaste porque todo o beneficiamento é feito na Repescar, com equipamentos. Então eu só tenho a agradecer pelos projetos que chegam até a gente”.

Cozinha Show

A Cozinha Show acontece na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovida pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, e pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), com parceria do Instituto Ori. A edição deste ano está acontecendo virtualmente, em função da pandemia.

O debate, que já faz parte do evento, contou com a participação, neste domingo, do professor Moacyr Serafim Junior (UFRB), Valdo Nascimento (Sutrag) e Helca Alves (CEPEX), além de Morchon e Iraildes. O papo foi sobre Ecossistemas, Proteção e Produção Pesqueira na Baía de Todos-os-Santos.

Próximo episódio

O próximo episódio da Cozinha Show será na quinta-feira (10), com a chef Bruna Moreira e a receita “Bouef Bourguignon de Bode com Angu de Milho não Transgênico”. O prato leva flocão Puro Milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) e caprino da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap).

----

Bahia registra 4.080 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.080 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 3.708 recuperados (+0,9%). Dos 423.124 casos confirmados desde o início da pandemia, 402.970 já são considerados recuperados, 11.736 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,08%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.476,23), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.018,00), Madre de Deus (6.888,54), Almadina (6.881,41).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 818.407 casos descartados e 115.183 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (06/12).

Na Bahia, 33.056 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL