Por: Ascom
20/01/2020 - 18:49:47

O grande dia é amanhã! O último dia da Festa de São Sebastião, em Trancoso, contará com a puxada dos mastros.Este ritual tradicional é uma herança portuguesa antiga, acontece desde o período colonial. A versão mais divulgada sobre sua origem remete ao tempo dos jesuítas, os quais teriam “inventado” o rito partindo de rituais presentes entre os povos tupis, a exemplo da corrida de toras.

O sacrifício para São Sebastião, na forma da derrubada e da puxada da tora até a frente de igrejinha, culminando com seu levantamento, seria uma forma de expiação dos pecados.

Festa

No final da tarde de ontem, 19, a Casa de Festas no Quadrado ficou repleta de pessoas, que vieram auxiliar na preparação para o último e mais esperado dia de festa. Nesta segunda-feira, dia 20, os festejos começarão bem cedo.

Às 5h, a Casa das Festas receberá a concentração para a puxada dos mastros. Às 7h, será servido o café da manhã e às 12h, o almoço. A Missa será celebrada às 16h, seguida da procissão de cânticos de voz. Logo após as celebrações religiosas, haverá Samba, Levantada do Mastro, Dança do Moribundo e Passagem do Mastro para o próximo festeiro, todos no Quadrado.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães, mostrar um pouco da Cultura de cada destino e ver a participação da comunidade na preparação do festejo é ter a certeza de que a tradição está sendo mantida e passada aos descendentes. “É a História e a Cultura sendo vivenciada e contada com ações, cantos, danças, rezas e fé”, declarou.

A prefeita, Cláudia Oliveira, destaca que é um compromisso de sua gestão apoiar e participar de eventos que remontam a origem cultural da comunidade. “Assim, perpetuamos nossas tradições e podemos promover entretenimento e celebrações festivas junto aos moradores e visitantes”, pontuou, muito satisfeita com a participação da sociedade em realizar manifestação de fé tão genuína e animada.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL