A Série B do Campeonato Brasileiro chega ao fim neste final de semana. Na 38ª rodada, última da competição, duas equipes estão brigando pelo título, cinco ainda não têm o acesso à Série A garantido e outras três estão na luta contra o rebaixamento.
.jpg)
Depois de vencer a Ferroviária, o Athletico-PR evitou o título antecipado do Coritiba. Agora, somente os dois rivais chegam na rodada decisiva com chances de conquistar o título.
O Furacão também entra na conta das equipes que ainda não têm o acesso à Série A garantido. A equipe paranaense, porém, tem 98,9% de chances de subir de divisão. Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo possuem probabilidades menores.
Na parte de baixo da tabela, Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já estão rebaixados. A Ferroviária, na 17ª posição, corre mais risco de cair. Botafogo-SP e Athletic-MG também têm chances. Veja abaixo as probabilidades - os dados são da Opta.
Chances de título da Série B na 38ª rodada:
Coritiba: 84,1%
Athletico-PR: 15,9%
Chances de acesso na Série B na 38ª rodada:
Coritiba: 100% (garantido na Série A)
Athletico-PR: 98,9%
Criciúma: 79%
Goiás: 51,3%
Chapecoense: 41,2%
Remo: 29,6%
Chances de queda na Série B na 38ª rodada:
Paysandu: 100% (rebaixado)
Volta Redonda: 100% (rebaixado)
Amazonas: 100% (rebaixado)
Ferroviária: 79,8%
Botafogo-SP: 14,1%
Athletic-MG: 6,1%
O troféu do Campeonato da Série B em frente à sede da CBF, no Rio de Janeiro Andre Borges/CBF
Os dois representantes do Recôncavo Baiano – Cachoeira e Santo Amaro – começaram bem as semifinais do Campeonato Intermunicipal 2025. Nos jogos de ida, disputados neste domingo (16), ambas as seleções venceram por 1x0 e agora precisam apenas de um empate para avançar à grande final.

Em Cachoeira, a seleção da casa interrompeu a série de vitórias de Coaraci e garantiu o triunfo, com um gol de Daniel, aos 30 minutos do segundo tempo. A bola ainda desviou na zaga antes de morrer no fundo da rede.
Coaraci, que tinha 100% de aproveitamento e vinha de 14 vitórias consecutivas, agora precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença diante de sua torcida para seguir em frente sem depender dos pênaltis.
Santo Amaro comemora vitória
No outro duelo das semifinais, atuando em casa, Santo Amaro derrotou Castro Alves, que também estava invicto na competição. O único gol da partida saiu aos 48 minutos da etapa final, através de Tiaguinho, em cobrança de falta.

Atual campeão e representante do Vale do Jequiriçá, Castro Alves tentará reverter o placar no próximo domingo para voltar à decisão do Intermunicipal.
Por Domingos Oliveira (Fotos: Reprodução/TVE-BA)

Foram conhecidos neste domingo (9) os semifinalistas da 4ª edição do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes. As seleções de Cachoeira, Castro Alves, Coaraci e Santo Amaro seguem na disputa pelo título, enquanto Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Tucano e Uruçuca se despediram da competição.
Em Simões Filho, após empate sem gols no tempo normal, a equipe de Cachoeira garantiu a classificação ao vencer nos pênaltis por 5x4. Nas semifinais, o time enfrentará Coaraci, que eliminou Santo Antônio de Jesus com vitória por 1x0.
Fora de casa, Santo Amaro empatou em 2x2 com Uruçuca e também avançou. Já Castro Alves venceu Tucano por 3x2, conquistando a vaga para enfrentar Santo Amaro na próxima fase.
Retrospecto dos campeões
Na classificação acumulada, Coaraci lidera com 42 pontos e 100% de aproveitamento, garantindo o direito de decidir em casa o jogo de volta. Castro Alves, atual campeão, aparece em segundo lugar com 34 pontos e também jogará a segunda partida das semifinais em seus domínios. Em seguida vêm Santo Amaro, com pontos, e Cachoeira, com 25.
Campeão no ano passado, o selecionado de Castro Alves busca o segundo título em sua trajetória no Intermunicipal. Com a maior soma de troféus na competição – 8 títulos de campeão e 4 de vice-campeão –, Cachoeira foi derrotada nas semifinais por Crisópolis em 2024.
Ao lado de Itamaraju com 5 conquistas, a equipe de Santo Amaro tem ainda em sua galeria 3 tírulos de vice-campeão. Após levantar o troféu principal em 2001, a Seleção de Coaraci corre atrás do bicampeonato.
Por Domingos Oliveira (Foto: reprodução/Canal Olha a Pititica!)

|
|
O que começou em 2015 como um site simples para conectar goleiros e jogadores amadores, se transformou em um moderno aplicativo móvel com mais de 390 mil usuários cadastrados por todo o Brasil — quase 6 mil deles na Bahia. Neste ano, o Goleiro de Aluguel lançou a versão 3.0 do seu app, desenvolvida na plataforma MAUI, da Microsoft — uma atualização que representa um novo salto tecnológico, com avanços em usabilidade, design, segurança e performance.

Sediado em Curitiba, o projeto nasceu em janeiro de 2015, idealizado por Samuel Toaldo, com o objetivo de resolver um problema comum entre jogadores amadores: encontrar goleiros disponíveis para completar o time. Naquele momento, o serviço funcionava por meio das redes sociais e de um site próprio, que permitia alugar goleiros em qualquer região do Brasil.
“Podemos dizer que o site foi nosso primeiro laboratório. Ele teve um papel fundamental para entendermos o mercado, mapear a demanda e definir as estratégias de atuação que poderíamos adotar”, relembra Samuel Toaldo, fundador do Goleiro de Aluguel.
*Da ideia ao primeiro aplicativo*
Em junho de 2016, Samuel convidou o desenvolvedor Rafael Marques para transformar o projeto em um aplicativo. Com base nos dados coletados no site, Rafael se uniu a Leo Muckenfuss, outro programador, para construir o aplicativo do zero.
A primeira versão do aplicativo foi criada na plataforma Xamarin, da Microsoft, que permitia replicar o mesmo código fonte para Android e iOS, proporcionando agilidade e redução de custos, já que a equipe de desenvolvimento era pequena. O app foi disponibilizado oficialmente em agosto de 2016 e rapidamente demonstrou tração em todo o Brasil, conectando goleiros e contratantes de forma prática e segura.
“Nosso desafio sempre foi fazer muito com pouco. A Xamarin nos permitiu acelerar o processo e colocar o produto nas mãos dos usuários rapidamente, o que foi decisivo para validar o modelo e ajustar a experiência em tempo real”, explicou Rafael Marques, diretor de tecnologia e cofundador do GDA.
*Reinvenção na pandemia*
Em 2020, durante o período da pandemia, o Goleiro de Aluguel enfrentou um cenário sem jogos, mas aproveitou o momento para desenvolver a versão 2.0 do aplicativo. Com a contratação de um UX designer, o app ganhou um novo visual e fluxos mais intuitivos, facilitando a convocação de goleiros e o processo de pagamento. As melhorias surtiram efeito imediato, ampliando a participação no mercado.
“Enfrentamos um cenário desafiador durante a pandemia, com a paralisação dos jogos. Apesar das dificuldades, buscamos focar na nossa evolução tecnológica. Entendemos que precisávamos tornar o app mais simples e eficiente, tanto para os goleiros quanto para quem convoca”, destaca Samuel. “Essas melhorias fizeram o app crescer ainda mais quando o futebol amador voltou”, concluiu o profissional.
*Nova geração tecnológica e expansão internacional*
Agora, em 2025, o Goleiro de Aluguel lança a versão 3.0, desenvolvida na nova plataforma MAUI, também da Microsoft. Essa atualização traz melhorias significativas em interface, usabilidade, segurança, fluxos de convocação e pagamento, além de introduzir o suporte multilíngue, com foco inicial no espanhol, visando a expansão para o mercado da América Latina.
Diferente de 2016, quando a equipe de desenvolvimento contava com apenas três pessoas, o Goleiro de Aluguel hoje tem um time de 19 profissionais, incluindo designers e programadores, refletindo o crescimento e a maturidade tecnológica do projeto. A empresa também passou a utilizar inteligência artificial no atendimento aos clientes e projeta aplicar essa tecnologia na análise do comportamento dos goleiros dentro da plataforma.
Para conhecer mais sobre o Goleiro de Aluguel e fazer o download do app, acesse: goleirodealuguel.com.br.

A Seleção de Belmonte conquistou neste domingo (2) o título da Copa CONDESC 2025, após empatar em 1 a 1 com Eunápolis, no Estádio Araujão. O resultado garantiu a taça à equipe belmontense, que havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 1.
Com bom público e clima de decisão, a partida foi marcada por equilíbrio e muita disputa. Belmonte abriu o placar ainda no primeiro tempo, em cobrança de pênalti, enquanto Eunápolis reagiu na segunda etapa, empatando o confronto e pressionando até o fim.

Mesmo com o apoio da torcida local, a equipe eunapolitana não conseguiu a virada, e o empate assegurou o título para os visitantes.
A Copa CONDESC 2025 encerra a primeira edição com sucesso, reunindo seleções do extremo sul da Bahia e fortalecendo o esporte regional com jogos disputados e grande envolvimento das comunidades.
A grande final da Copa CONDESC 2025 promete fortes emoções neste domingo (2) no Estádio Araujão, em Eunápolis. As seleções de Eunápolis e Belmonte entram em campo às 15h para definir quem ficará com o primeiro título da história da competição regional.

Depois de uma grande campanha e de mostrar força e talento ao longo do torneio, Eunápolis chega à final com o apoio total da sua torcida. O time promete uma atuação de garra, qualidade e superação para reverter a vantagem do adversário e conquistar o tão sonhado troféu.

A expectativa é de casa cheia e clima de festa nas arquibancadas, com a torcida eunapolitana preparando um verdadeiro espetáculo de cores, bandeiras e cantos para empurrar o “Furacão” rumo à vitória. A energia das arquibancadas promete ser o 12º jogador da equipe nesta grande final.
O confronto deste domingo marca não apenas a decisão de um campeonato, mas a celebração do futebol regional, do talento e da paixão da torcida eunapolitana.
Data: Domingo, 2 de novembro
Local: Estádio Araujão – Eunápolis
Horário: 15h
Jogo: Eunápolis x Belmonte – Final da Copa CONDESC 2025

É senso comum, todo jogador de futebol sonha em se firmar numa das cinco principais ligas da Europa. Entretanto, isso é tarefa para poucos. Ainda mais quando o jogador deixa precocemente seu país de origem. Vitor Roque e Kaio Jorge sabem bem o que é isso: levantamento do Bolavip Brasil descobriu que os atacantes fazem parte dos 43% dos atletas brasileiros que se transferiram para as ligas europeias mais fortes antes dos 22 anos e que retornaram ao Brasil sem conseguirem segundo contrato no exterior.
No domingo (26), Vitor Roque e Kaio Jorge serão os principais astros de Palmeiras e Cruzeiro no jogo mais importante da rodada do Campeonato Brasileiro, mostrando que retornar ao Brasil antes do programado nem sempre é algo negativo na carreira.
Sonho interrompido antes da hora
Entre 2015 e 2024, 68 jogadores brasileiros sub-21 deram o primeiro passo no roteiro dos sonhos de todo atleta: se destacaram no Brasileirão e se transferiram para clubes da Inglaterra, da Espanha, da Itália, da França e da Alemanha.
Entretanto, 43% deles retornaram ao Brasil sem conseguirem um novo contrato assinado no exterior, seja com a transferência para outra equipe estrangeira, seja com a renovação do contrato com o clube que o tirou do Brasil. Para eles, a opção foi novamente disputarem o Campeonato Brasileiro, casos de Vitor Roque e Kaio Jorge, que não avançaram no Velho Continente depois das transferências para Barcelona e Juventus, respectivamente.
Para 50% deles, o sonho de se firmar na Europa já se concretizou, casos mais emblemáticos de Vini Jr. e Rodrygo, astros do Real Madrid depois de deixarem o Brasil aos 18 anos. Já os 7% restantes ainda estão em processo de consolidação na Europa, no meio do primeiro contrato, sem transferências ou extensões de vínculos com os clubes que os tiraram do Brasil.
Retorno ao Brasil não significa necessariamente retrocesso
Vitor Roque e Kaio Jorge são os exemplos mais recentes de jogadores que retornaram ao futebol brasileiro antes do planejado, mas que conseguiram um novo viés positivo na carreira na terra natal. Ambos disputam diretamente o título brasileiro, o Palmeiras começa a rodada na liderança do Brasileiro e o Cruzeiro é o terceiro colocado.
Os dois protagonizam a disputa pela artilharia da competição. Kaio Jorge está na liderança, com 15 gols. Vitor Roque aparece logo atrás, com 13.
Entre os 42% de jogadores brasileiros sub-21 que retornaram precocemente ao Brasil no período analisado pelo levantamento, depois de se transferirem para as ligas mais fortes da Europa, há outros casos emblemáticos de sucesso: como Gerson, Gabigol, Paulinho e Luiz Henrique.
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).
|

O Intermunicipal 2025 está cada vez mais perto da decisão, com apenas oito seleções na disputa pelo título de campeão. Neste domingo (26), aconteceram os jogos de volta das oitavas de final.
Três equipes buscaram a classificação fora de casa: Cachoeira e Tucano, que venceram seus respectivos adversários, e Santo Antônio de Jesus, que apesar da derrota por 1x0 para Serrinha, garantiu a vaga. Cachoeira venceu Cabaceiras do Paraguaçu por 2x1, enquanto Tucano derrotou Itaberaba por 2x0.
A Seleção de Simões Filho voltou a golear Santo Estevão, desta feita em casa, por 6x0. Coaraci, também jogando em seus domínios, manteve 100% de aproveitamento no campeonato e aplicou 4x0 sobre Pojuca.
Castro Alves passou por Ipiaú com a vitória por 1x0, mesmo placar do triunfo de Uruçuca diante de Buerarema. Já em Santo Amaro, a equipe local superou Serra Preta por 2x0 e avançou à etapa seguinte.
As quartas de final começam no próximo fim de semana, com os seguintes confrontos: Santo Antônio de Jesus x Coaraci, Cachoeira x Simões Filho, Tucano x Castro Alves e Santo Amaro x Uruçuca.
Por Domingos Oliveira (foto: arquivo/Henrique Peixoto)
Com a vantagem do empate, conquistada graças à campanha consistente ao longo da competição, a Seleção de Eunápolis entrou em campo focada, neutralizando as investidas do time adversário e controlando o jogo nos momentos decisivos. A entrega dos atletas e a vibração das arquibancadas transformaram o Estádio Araujão em um verdadeiro caldeirão, onde a união entre time e torcida fez toda a diferença.

Em um jogo pegado, digno de semifinal, o clima foi de decisão do início ao fim. O empate teve sabor de vitória e mostrou que Eunápolis tem um grupo forte, determinado e totalmente focado no objetivo maior: o título! A torcida compareceu em peso e fez sua parte, sendo o 12º jogador em campo do começo ao fim.

O jogo de ida será realizado no Estádio Municipal Orlandão, em Belmonte, neste domingo (26), às 15h. Mais do que uma partida, será uma celebração do esporte, da cultura e da força do nosso povo. Que venha a decisão, porque o time está pronto, a torcida é gigante e Eunápolis já provou que entra em campo para fazer história!
Ascom - Prefeitura de Eunápolis