O Santos está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória contra o Coritiba, na última segunda-feira, o Peixe cumpriu seu objetivo da temporada e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado na tabela. Além do acesso, o Peixe comemora o fato de ter se livrado da obrigação de devolver um adiantamento de R$ 62 milhões.
Em março deste ano, todos os clubes da Libra assinaram o contrato de repasse de direitos de transmissão referentes aos anos de 2025 a 2029, inclusive o Santos. Pela assinatura, todos eles - incluindo o Peixe - receberam um adiantamento de R$ 62 milhões.
Pelo acordo com a Libra, caso o Peixe não garantisse o acesso para a Série A do ano que vem, o dinheiro teria de ser devolvido. Havia a possibilidade de uma renegociação, algo que o Santos não gostaria de fazer por entender que o atual contrato lhe é vantajoso.
A informação foi confirmada pelo gerente financeiro do Santos, Norberto Gonçalves, em contato com a reportagem.
O dinheiro foi essencial para pagar as contas do primeiro semestre deste ano. Vale ressaltar que, no fim do ano de 2023, o Peixe foi rebaixado e atrasou pagamentos de salário, 13º e férias aos seus funcionários.
Na segunda metade da temporada, mesmo com o aporte milionário vindo do acordo com a Libra, o Santos precisou pedir novos empréstimos e pelo menos duas antecipações de alguns de seus contratos, como o da venda do atacante Marcos Leonardo ao Benfica.
Agora, com a Série A do Brasileirão e a Copa do Brasil no calendário de 2025, há a expectativa de que o clube consiga fechar as contas com mais facilidade.