Nessa época, as torcidas rivais tinham o costume de se referir a torcida do Mengão como urubus. O apelido foi dado com um teor racista, já que boa parte dos flamenguistas eram negros e pobres. A torcida nunca viu o termo com bons olhos até o dia 31 de maio de 1969. Neste dia acontecia um jogo entre Flamengo e Botafogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O clássico era uma das maiores rivalidades na era pós-Garrincha, onde o Fla não vencia o rival há quatro anos. As arquibancadas estavam lotadas de torcedores onde, novamente, se escutavam gritos de “urubu” direcionados para os flamenguistas.
Uma pessoa da torcida do time havia levado um urubu ao jogo, e o soltou nas arquibancadas com uma bandeira do time no pé. Quando a ave pousou no gramado, todos os rubro-negros entraram em festa, e começaram a gritar “é urubu, é urubu”. O Flamengo conseguiu vencer o jogo por 2 a 1, quebrando os quatro anos sem vitória em cima do Botafogo. Desde então, o animal acabou virando o mascote oficial do clube.
Via: Mengo Fatos
SolidariedadeCAMPANHA POLICIAIS CONTRA O CÂNCER INFANTIL 2024EunápolisEunápolis agora conta com o serviço de hemodinâmica através do mandato da deputada Cláudia OliveiraConsciência NegraConsciência Negra: Projetos desenvolvidos nas Escola SESI utilizam metodologias ativas para fomentar novos saberes e postura cidadã