Por: O Globo
08/01/2022 - 00:36:02

Em cerimônia virtual realizada nesta sexta-feira, a Fifa anunciou os três finalistas ao prêmio "The Best", de melhor jogador do mundo em 2020: Lionel Messi (PSG) e Robert Lewandowski (Bayern de Munique), finalistas na Bola de Ouro da "France Football" — vencida pelo argentino — rivalizam com o egípcio Mohamed Salah (Liverpool) pelo prêmio.

A última lista divulgada, com dez indicados, tinha Karim Benzema, Kevin De Bruyne, Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Jorginho, N'Golo Kanté, Robert Lewandowski, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Neymar e Mohamed Salah. O último vencedor do prêmio principal foi o polonês Lewandowski, eleito melhor do mundo de 2020. Com Neymar fora da briga final, não há representantes brasileiros entre os finalistas de qualquer categoria.

 

Com 23 gols marcados e 9 assistências em 31 jogos na temporada por clube e seleção, Salah é o fator surpresa na lista final do prêmio. Na Bola de Ouro, o egípcio terminou na sétima colocação, atrás de Jorginho, Benzema, Kanté e Cristiano Ronaldo. Agora se junta ao Messi (10 gols 4 assitências em 23 jogos) e Lewa (35 gols e 7 assistências eem 31 jogos) como finalista.

 

O evento, que teve a participação de Kristine Lilly e Sami Khedira, também revelou as finalistas para o prêmio entre as mulheres. Vencedora da Bola de Ouro, Alexia Putellas (Barcelona) concorre contra Jennifer Hermoso (Barcelona) e Sam Kerr (Chelsea).

 

A cerimônia de entrega do prêmio acontece no próximo dia 17, em Zurique, na Suíça. Não haverá presença de público, dada as restrições de combate à variante ômicron da Covid-19.

 

Além dos prêmios de melhor jogador e jogadora, serão entregues os troféus de melhor goleiro e melhor goleira, melhor técnico no futebol masculino e melhor técnico ou técnica no futebol feminino, além do Prêmio Puskás, do gol mais bonito do ano.

 

Veja os finalistas das demais categorias:

 

Melhor goleiro

Édouard Mendy (Chelsea)

 

Gianluigi Donnarumma (PSG)

 

Manuel Neuer (Bayern de Munique)

 

 

Melhor goleira

Ann-Katrin Berger (Chelsea)

 

Christiane Endler (Lyon)

 

Stephanie Lynn Marie Labbé (PSG)

 

 

Melhor treinador (masculino)

Pep Guardiola (Manchester City)

 

Roberto Mancini (Itália)

 

Thomas Tuchel (Chelsea)

 

Melhor treinador ou treinadora (feminino)

Lluís Cortés (Barcelona)

 

Emma Hayes (Chelsea)

 

Sarina Wiegman (Holanda/Inglaterra)

 

Prêmio Puskás

Patrik Schick (República Tcheca x Escócia, 14 de junho de 2021)

 

Moussa Taremi (Porto x Chelsea, 13 de abril de 2021)

 

Erik Lamela (Tottenham x Arsenal, 14 de março de 2021)


Enquete

Para você, o aumento dos combustíveis é responsabilidade de qual governo?




VOTAR PARCIAL