Por: Redação/Atlanticanews
15/07/2023 - 14:31:08

Neste sábado (15), ocorrerá o encerramento dos Jogos Tradicionais Estudantis Pataxó 2023, que estão sendo sediados na Aldeia Mirapé, no município de Porto Seguro. O evento, promovido pelo Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha (CEICV), situado no centro do município de Santa Cruz Cabrália, tem como temática, este ano, "A força da mulher na cultura Pataxó" e envolve diretamente 500 atletas, além de lideranças e anciãos indígenas pertencentes às comunidades Pataxó Coroa Vermelha e Pataxó Hã-Hã-Hãe, bem como à Aldeia Mirapé, Aldeia Novos Guerreiros, Aldeia Juerana, Aldeia Agricultura, Aldeia Nova Coroa, Aldeia Reserva da Jaqueira e Aldeia Txihí Kamayurá.

Os Jogos Tradicionais Estudantis Pataxó do CEICV, que tiveram início no dia 13 de julho e são inspirados nos Jogos dos Povos Indígenas da Comunidade, têm o  objetivo de promover a integração entre as aldeias e o Povo Pataxó com a sociedade local e, principalmente, o respeito, a valorização e a afirmação da sua cultura. Railson Braz Pataxó, diretor do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, destacou: "Os jogos estudantis Pataxó surgiram da necessidade de dar visibilidade a esse protagonismo estudantil e, por meio dessas ações culturais, buscamos fortalecer a nossa identidade cultural. A educação é uma das principais ferramentas para a afirmação cultural e os jogos também desempenham esse papel".

O terceiro dia dos jogos será marcado por uma série de atividades, como futebol, corrida rústica, cabo de guerra, casamento pataxó, apresentações culturais e um desfile, no qual um casal representante de cada comunidade exibirá a beleza, os adereços e as pinturas pataxó que lhes são próprios. Ao final do evento, todas as equipes participantes receberão um troféu de participação como lembrança desses dias de celebração.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL